Dúvidas Frequentes: Lentidão no carregamento da loja, como checar? O que fazer?

Esse é um tema recorrente em nossos chamados, sendo assim este tópico tem por objetivo auxiliar nossos clientes a investigarem a causa de lentidão de suas lojas e, além disso, a tratar a causa raiz que pode gerar esse tipo de problema.

Você pode encontrar novos pontos de melhoria por meio de duas diferentes técnicas:

1. Pelo Google Lighthouse, você consegue ver as principais métricas de desempenho do seu site. Caso você deseje um relatório, pode gerar um através do link: https://pagespeed.web.dev/

Normalmente os relatórios obtidos pela ferramenta apontam os pontos de possíveis melhorias, como redução de imagens em resolução e tamanho.

2. Outra opção é fazer um comparativo com a loja sem qualquer customização, caso a loja sem customizações apresente um carregamento superior ao da sua loja customizada podemos dizer com assertividade que existe alguma customização de front-end (no que se incluem aplicativos e outros plugins) impactando no site.

Caso você não saiba como checar como seria o funcionamento da sua loja sem customizações, seguem os tópicos que podem te ajudar:

CMS Legado:

VTEX IO:

Além disso, nós temos também alguns guias relacionados sobre como debugar melhorias de performance:

É importante considerar ainda que diversos fatores podem influenciar no carregamento de uma página, como banda da rede, o navegador, plugins do próprio navegador, memória do dispositivo (mobile ou desktop), etc.

Observação importante: Cabe ressaltar que todas as customizações feitas na loja não são de responsabilidade da VTEX e sim da agência e/ou desenvolvedor responsável pela elaboração do código da sua loja.

Caso tenha mais alguma dúvida sobre o assunto, sinta-se a vontade para perguntar por aqui, ou para abrir um novo tópico referenciando esse! :smile:

2 Likes