Dúvidas Frequentes: Porque não consigo adicionar novos usuários na plataforma?

Porque não consigo adicionar novos usuários (e/ou criar chaves de aplicação) na plataforma?

Ao tentar adicionar usuários, e ao clicar em adicionar nada acontece, a plataforma mostra o usuário adicionado, mas ele não aparece na lista e a pessoa não recebe nenhum e-mail.

Normalmente, isso ocorre devidos as permissões do usuário que está tentando adicionar um novo usuário a plataforma:

Esse problema é enfrentado por usuários com o seu perfil Owner (Admin Super), ou qualquer outro que não seja o perfil necessário, isso porque conforme esse comunicado:

O perfil de acesso Owner (Admin Super) não tem mais permissão para criação de usuários | Comunicado de 03 de fevereiro de 2023

Apenas usuários com perfil de acesso User Administrator - RESTRICTED são capazes de criar novos perfis e/ou criar chaves de aplicação, sendo assim, apenas usuários com a configuração a seguir tem permissão para executar essa tarefa:

Nesse cenário, é necessário checar qual o perfil de acesso atrelado ao seu e-mail antes de tentar adicionar novos usuários. Isso pode ser feito clicando na inicial do seu nome no canto superior direito, então em “Configurações da Conta:arrow_right:Usuários” e então pesquisar pelo seu e-mail para checar os perfis de acesso atrelados a ele:

Observação importante: O perfil de usuário Call center operator possui diversas limitações dentro da plataforma e o seu uso em conjunto com outros perfis pode gerar diversos conflitos de acesso, sendo assim não recomendamos o uso de diversos perfis distintos atrelados ao mesmo e-mail de usuário.

Possíveis dúvidas:

Preciso adicionar usuários mais não tenho o perfil de acesso necessário, o que posso fazer?

Resp.: Nesse caso será necessário checar quais usuários da sua conta possuem o perfil de acesso necessário e solicitar a alguns deles que inclua o perfil de acesso User Administrator - RESTRICTED ao seu usuário de e-mail.

Para isso basta acessar o License Manager clicando na inicial do seu nome no canto superior direito, então em “Configurações da Conta” → “Perfis de acesso” e clicar no perfil User Administrator - RESTRICTED :

Nesta página, será possível ver todos os e-mails de usuários que já possuem este perfil de acesso, e podem conceder este mesmo perfil ou qualquer outro a outros usuários da plataforma.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, sinta-se à vontade para perguntar por aqui! :smiling_face:

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX

12 Likes

Bom dia. Estou com problemas em adicionar esse perfil user adm restricted. Quando vou adicionar dá acesso negado. Nas minhas configurações de conta não tem a opção perfil de usuário, tem funções do usuário. Conseguem me ajudar já estou há dois dias trocando e-mails a pessoa que está me atendendo da VTEX não está respondendo.

Obrigada

Bom diia, @ClaudiaMuniz!

Isso porque, caso você não tenha esse perfil, não conseguirá fazer alteração no seu usuário. Será necessário solicitar que essa alteração há algum usuário da plataforma que já tenha esse perfil, entende?

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX