É possível definir prioridade de estoque em minha loja?

Olá, pessoal! Tudo bem?

Essa documentação faz parte de uma iniciativa VTEX para fomentar conhecimento dentro da comunidade!

Nesta thread, vocês conseguirão entender sobre como funciona a priorização e escolha de um estoque no checkout de uma loja VTEX. Um exemplo de cenário que gera várias dúvidas é quando existe a oferta de estoque em uma mesma cidade, mas de lojas diferentes. Qual seria a prioridade de estoque adotada neste cenário? Vamos entender abaixo!

De maneira geral, não é possível definir prioridade de estoques dentro da plataforma, mas há uma maneira de rankear um estoque e aumentar sua possibilidade de escolha no checkout de seus clientes. Vou explicar mais sobre isso!

Em sua estratégia logística, um estoque é configurado para ser associado a dois outros instrumentos: transportadoras (políticas de envio) e docas. Assim, ao associar um estoque a uma doca, informações da transportadora associada à doca são puxadas e influenciam na seleção de um estoque durante aquisição de um produto em sua loja. Nessa ordem, os fatores que implicam na escolha de um estoque são:

1) Menor preço do frete;

2) Menor prazo de entrega (considerando o tempo de processamento do estoque);

3) Prioridade cadastrada na doca.

Na prática, acontece que durante o checkout, a plataforma faz o cálculo de frete, determinando qual é a melhor opção de entrega para o endereço do cliente, então pode acontecer do frete mais vantajoso para o seu cliente não sair do estoque você deseja, por influência de outros dois fatores que apontei acima.

Nesse caso, você não consegue cadastrar uma prioridade no estoque, mas sim em Docas. Caso queira fazer com que um estoque tenha mais possibilidade de ser selecionado na sua gestão de entregas, você pode "forçar" esse aumento de chances de um estoque ser escolhido. Para isso, dentro dos estoques, pode determinar tempos de processamento diferentes para a mesma doca, adotando um valor X como tempo de processamento de uma doca principal e um valor x + 1 como tempo de processamento da mesma doca para o estoque que não deseje priorizar. Dessa forma, dará "vantagem" ao estoque que deseja priorizar.

Para editar esse tempo de custo de estoque, você pode seguir o seguinte caminho em seu admin:

Estoque & entrega > Estratégia de Envio > Estoque > Selecionar o estoque em questão > Editar (pressionando os três pontinhos do card do estoque) > Em Relação com Docas > Dias e horas de processamento > Editar de acordo com os dias e horas desejados. Neste artigo, você pode esclarecer quaisquer dúvidas que fiquem sobre esse caminho a ser seguido.

De maneira prática, trago um exemplo:

Tenho cadastrados em minha loja teste dois estoques: um principal, e um secundário, mas uma única doca - principal. Vamos supor que eu deseje que o estoque principal tenha mais possibilidade de ser escolhido ao ser fechado um pedido. Para isso, eu posso editar no estoque principal uma quantidade menor de tempo de processamento:

image host

E no secundário, um tempo maior:

image host

Além disso, caso tivesse uma segunda doca, conseguiria definir maior prioridade a ela, associar as transportadoras com maior custo benefício e maior cobertura de CEPs a ela, e vincular apenas esse estoque principal à doca em questão. Percebe que isso favorece a escolha do estoque principal num checkout?​

Caso queiram se aprofundar no tema, temos um artigo que dá um overview sobre esse módulo e as regras de prioridades, a leitura é rápida e também ajudará a preencher os campos necessários de futuras alterações: Módulo de Estoque & Entrega e Como funciona o Frete.

Espero ter ajudado, abraços!

3 Likes

Solução tp para supri este problema .
Parabens