Estoque loja mais proxima conforme CEP cliente

Bom dia,
Gostaria de saber se é possivel, por exemplo, possui uma loja de Cosmeticos, que possuem varias lojas fisicas e um Ecommerce. Gostaria que na hora do cliente colocar o cep seria possivel direcionar o estoque da loja mais próxima para ser mais rápido na entrega.
Vi na VTEX que tem a opção de criar franquias, porém queria saber se tem outra forma mais simples e sem custos.

att,
Higor

Bom dia, @HigorDev!

Então… Não existe uma forma de priorizar estoque e doca de acordo com localidade do pedido, a plataforma usa como padrão as seguintes regras:

Prioridade de Estoque:

Documentação: É possível definir prioridade de estoque em minha loja?

Escolha da doca:

Em termos de combinação logística, esse artigo abaixo comenta que os seguintes critérios são considerados no momento do cálculo de prioridade, na seguinte ordem:

  1. Menor número de remessas.
  2. Menor preço do frete, já considerando os devidos adicionais e promoções.
  3. Menor prazo de entrega, somando todo o tempo de custo desde o estoque até a transportadora mais o overhead.
  4. A prioridade cadastrada na doca, onde vence a que tem o maior valor.

Além da priorização, existem outros fatores considerados na escolha do estoque:

  1. Maior quantidade disponível do SKU.
  2. Menor tempo de rota entre estoque e doca.
  3. Menor preço de rota entre estoque e doca.

Documentação: Como funciona o cálculo do frete

Você pode, de certa forma, “forçar” que um estoque tenha mais chance de ser escolhido. Por exemplo: dentro dos estoques, colocar tempos de processamento diferentes para a mesma doca, de forma a dar “vantagem” ao estoque que deseja priorizar. Se todas as outras condições (tempos de custo, prioridade da doca, etc) foram iguais, mas um estoque tiver tempo de processamento menor do que outro, ele será priorizado.

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX

Qual a url da sua loja?
Essas lojas físicas, são na mesma cidade?
Se forem, fica complicado achar a mais perto porque a transportadora vai ter o mesmo prazo e preço. Mas, se forem em cidades diferentes, aí é bem mais tranquilo.
Se vc tiver o transporte de motoboy, aí mesmo que seja a mesma cidade, pode dar certo, visto que o motoboy geralmente cobra por distância.

Mas, basicamente a ideia é vc criar uma transportadora + doca + estoque para cada loja fisica.

Bom dia,
Sou da empresa Danny Cosmeticos, possuimos diversas lojas em varias cidades, por isso queria direcionar a compra de cada cliente pra loja mais proxima, exemplo: cliente de Americana a loja de americana, de Araras para loja de Arara e assim por diante.

Att,

Olá, Higor
Boa tarde!

Acredito que diante das respostas já enviadas aqui, você tenha um direcionamento sobre como fazer essa parte de compras/envios por geolocalização.

Mas, de qualquer forma, como um complemento das respostas que já deram a ti, estou te enviando um vídeo do treinamento que temos sobre o VTEX IO. E assim, talvez, te ajude nessa parte sobre a geolocalização dos pedidos.

Esse módulo nós mostramos de forma objetiva a função de envio por geolocalização, com a geração de polígono com coordenadas (região, cidade, entre outros).

Aqui esta: https://youtu.be/vTFTWykfgmg

Esperamos ter ajudado um pouco mais :wink: