FAQ integração VTEX-VTEX

Olá, pessoal! Tudo bem?

Essa documentação faz parte de uma iniciativa VTEX para fomentar conhecimento dentro da comunidade!

Nesta thread, vocês conseguirão entender o passo a passo para seller e marketplace que sejam lojas VTEX conseguirem concluir uma integração corretamente. Assim como, tratarei de um problema bem comum relacionado à falha na integração de estoque e preço do seller para o marketplace, além de sanar algumas dúvidas comuns que a integração acarreta entre os lojistas.

Então, em nossos guias de integração, comentamos sobre o cenário vivenciado por um marketplace VTEX e por um seller VTEX, e as respectivas configurações para se tornar cada um. Neste guia, é possível entender como acontece a configuração para uma loja VTEX se tornar um marketplace, aconselho a leitura!

Ainda assim, abaixo trago um passo a passo que indica a ordem de ações que precisa acontecer do lado do Marketplace e do lado do seller. Acredito que, dessa maneira, esclarecemos ainda mais como se dá esse processo de integração!

Ações que devem acontecer do lado do seller VTEX:

1. Estratégia comercial: Definição de sua estratégia comercial: o seller precisa definir, nesse momento, se possuirá sortimento, preço ou estoque diferenciado para venda nesse novo canal - seu marketplace. Será necessário ser criada também uma política comercial diferenciada, caso o meio de pagamento utilizado seja o dele.

2. Cadastro do afiliado: Seller deverá cadastrar um novo afiliado. Para a VTEX, o afiliado funciona como cadastro de um parceiro para o qual você irá vender. Neste artigo, vocês conseguem entender melhor sobre como funciona o cadastro de afiliados.

3. Catálogo: Adicionar a política comercial do marketplace no sortimento desejado (nos produtos que deseja que sejam enviados para o canal de vendas).

4. Logística: Adicionar a política comercial dentro da doca desejada para entregar os produtos. Neste artigo, vocês também podem entender melhor sobre cadastro de logística para Marketplace.

5. Pagamento: Caso o pagamento do pedido for transacionado pelo seller, criar ou atrelar a condição de pagamento à política do Marketplace.

6. Reindexar a base: reindexar a base conforme esse passo a passo. Essa etapa deve ser realizada somente depois do marketplace concluir o cadastro do seller.

Ações que devem ocorrer do lado do Marketplace VTEX:

1. Cadastrar Seller, de acordo com este tutorial. O ID do afiliado gerado no cadastro feito pelo seller será usado aqui (são três consoantes)!

2. Avisar ao seller que o cadastro foi concluído certinho e o seller irá reindexar a base.

3. SKUs recebidos: Na tela de pendentes será recebido o sortimento que o seller colocou a política comercial do marketplace. Caberá ao marketplace aprovar os SKUs recebidos.

4. Vínculo SKU: após aceitar o produto do seller, será criado um vínculo com o produto registrado no catálogo do marketplace.

Além disso, algumas outras dúvidas podem surgir, como sobre a condução de pagamento e a possibilidade de configurar split de pagamentos nessa integração.

Você pode configurar o split de pagamentos sim! Há dois tipos possíveis para cadastro: split de recebíveis, no qual o marketplace atua como um “centralizador” do pagamento. E, há também o split de transação, em que o marketplace acaba possuindo menos controle sobre o fluxo. Para entender mais sobre ambos, você pode acessar este artigo público. No caso do split de recebíveis, os marketplaces podem indicar como o valor da compra deve ser dividido e qual será a porcentagem reservada para o próprio marketplace, definindo comissões automáticas por custo total de produtos, frete ou categoria de SKU para cada seller.

O marketplace cadastra o comissionamento no admin, diretamente nas configurações do Seller: Marketplace > Sellers > Gerenciamento > Alterar/Visualizar > Comissionamentos.

Muito se questiona também sobre o controle do marketplace sobre os SKUs que são integrados do seller. Então, no próprio módulo de Sellers você conseguirá verificar uma aba de “SKUs recebidos”. Então, o controle é feito após reindexação da base dos produtos realizada pelo seller. Após este processo, os SKUs do seller começarão a migrar para seu Marketplace e chegarão justamente nessa aba de “SKUs recebidos”. A tela de SKUs recebidos em seu Marketplace possui três abas:

a) Aprovados - SKUs recebidos que foram aprovados após decisão do Marketplace.

b) Pendentes - onde chegam todos os produtos que vieram do seller. Para se tornarem aprovados, o Marketplace precisa verificar se os SKUs recebidos fazem sentido para o seu sortimento e, após isso, aprová-los manualmente.

c) Recusados - SKUs que não foram aprovados pelo Marketplace. Neste artigo, você pode entender melhor sobre esse sistema de catalogação dos SKUs recebidos no Marketplace.

Por fim, um erro muito comum que pode ocorrer neste tipo de integração envolve a não marcação do seller na página de configuração comercial do marketplace. Essa não marcação inviabiliza a atualização de estoque e preço dos produtos integrados, o que impossibilita a venda dos produtos no marketplace. Para evitar este tipo de erro, você deve marcar na política comercial principal de seu marketplace a flag do seu seller, como no exemplo abaixo de uma loja teste:

Perceba que a política do seller “Loja do Vini” está marcada. Caso não estivesse, o marketplace VTEX enfrentaria dificuldade em receber as atualizações de estoque e preço dos produtos da Loja do Vini.

Espero ter ajudado, abraços!

1 Like