Olá equipe VTEX,
Estamos migrando da versão CMS para IO e precisamos entender de que forma podemos sincronizar as imagens atreladas a cada SKU.
Usamos o ERP Millenium para alimentar a VTEX. Na Millenium, não há fotos. Sempre carregamos as fotos manualmente depois que a VTEX puxa os novos produtos da Millenium.
Importante frisar que temos mais de 3MIL SKU’s e o esforço manual para subir novamente estas imagens na migração seria absurdo.
Concluímos que subir as imagens em um servidor FTP não é eficaz e é passível de erros constantes, por isso acreditamos que a VTEX já tenha encontrado uma solução prática para seus clientes de migração CMS - IO.
Bela, quanto aos produtos já cadastrados na VTEX você não precisa realizar nenhuma alteração, as imagens deles serão exibidas tanto na versão VTEX IO quanto CMS Legado, contanto que elas estejam nos cadastros dos seus SKUs.
O mesmo é válido para o cadastro de novos produtos, vocês não precisarão alterar a forma que as imagens dos SKUs são cadastradas aqui na VTEX, podem continuar utilizando as imagens no Files Manager.
Apenas adicionando ao que a @KarinaMota compartilhou, alguns módulos da VTEX são agnósticos em relação a edição da loja. Isto é, a informação salva dentro deles é utilizada igualmente seja em CMS Legado, seja em VTEX IO.
Entre os módulos que são agnósticos desta forma estão os módulos de Catálogo, Logística, Master Data, Preço e Promoções. Ainda que existam algumas ferramentas de uma edição ou outra que interajam de forma específica com estes módulos (por exemplo, a ferramenta de Assembly Options disponível para VTEX IO necessita de algumas configurações específicas dentro do catálogo) a informação salva dentro deles de forma geral estará disponível para ambas as edições e não precisa ser alterada de nenhuma forma no momento da migração para VTEX IO.
Eduardo,
Agradeço sua explicação, porém não está claro para nós qual é a mecânica, qual o processo e passo a passo para que este apontamento de “de - para” das imagens dos SKUs, pedidos, cadastros clientes etc aconteça, já que estamos falando de um ambiente CMS Legado que está no ar e o outro novo ambiente (por enquanto “ambiente teste”) em VTEX IO, onde nosso novo site está construído. Foi contratado um ambiente adicional. Entende?
Qual afinal é a maneira de transmitir estes dados de uma base para a outra? Precisamos de um tutorial ou da ação mais objetiva da própria equipe VTEX.
Vamos lá… só agora consegui entender que a migração de vocês abrange duas diferentes accounts nesse caso vocês tem duas opções:
Primeira opção: Continuar utilizando a account já utilizada hoje
Como funcionaria essa opção:
Vocês podem realizar a criação de um workspace de desenvolvimento em VTEX IO e abrir um ticket com o nosso suporte para seja feita apenas a migração dele da versão Business Edition (CMS legado) para a Store Edition (VTEX IO) e instalar nele o que foi desenvolvido em IO para o novo site. Isso não afetará o front-end da sua loja, ou as suas vendas, tudo bem?
A sua loja continuará funcionando normalmente, o front-end dela só será alterado para a versão IO ao final do passo a passo completo da migração que você consegue encontrar nessa documentação aqui na comunidade bem completinha e que pode te ajudar a entender muita coisa sobre isso: VTEX IO - O que é? | Vantagens e Passo a Passo da Migração
Nessa opção você não precisará migrar seu catálogo, logística ou qualquer outra informação para que isso seja refletido no front-end da loja de vocês, basta realizar o passo a passo proposto acima.
Segunda opção: Migrar para a account nova
Nessa opção você precisará exportar o seu catálogo e importar na nova account, isso pode ser feito via planilha conforme a seguinte documentação:
Escolhendo por essa opção cabe ressaltar que vocês não conseguirão reaproveitar as imagens automaticamente, isso porque a URL das suas imagens depende do nome da account, vocês precisarão exportar uma planilha com o link de cada uma delas, baixar elas, e subir na nova account, por meio de API, ou da forma que acharem mais prática.
Quanto aos pedidos, no caso dessa opção não há como transferir eles para uma conta nova, os pedidos já existentes na conta antiga precisarão ser finalizados nela e seus dados ficarão armazenados exclusivamente nela.
Quanto ao cadastro de clientes é possível exportar ele de uma conta e importar em outra conforme as seguintes documentações:
Sendo assim, diante de todos os pontos que foram expostos aqui, a nossa recomendação é que vocês optem pela primeira opção, sendo o processo mais comum de migração IO e mais simples de ser realizado, tudo bem?
Obrigada por expor as duas opções de migração.
No caso da primeira, que parece a mais simples, mas que você defende como a melhor, a nossa preocupação é que ela manteria nossa base SUJA com diversos produtos e outros dados em vários módulos que estão inativos desde 2017 mas que sujam essa base.
Gostaríamos de iniciar o IO com uma base limpa, apenas com as configurações realmente de interesse. Existe alguma maneira da gente excluir produtos e etc de forma unitária?
Manual? Temos mais de mil produtos absolutamente inativos. Preciso limpá-los!
Oi @belaiache escolhendo a primeira opção infelizmente não há como “apagar” esses produtos.
Então o que pode ser feito para “limpar” essa base? Reaproveitar esses produtos utilizando esses slots já existentes para o cadastro de novos produtos, atualizando todas as informações cadastradas nesses produtos, bem como o estoque e preço deles.
Sabemos que manter essa base “suja” pode gerar um certo incômodo visual, mas em termos de dados, e migração essa é a melhor opção.
Vale pontuar que cheguei a consultar alguns colegas time sobre o assunto para ter mais de uma opinião e essa, de fato, parece ser a solução mais adequada.