Para que serve a UTM e como posso gerá-la?

Olá, pessoal! Tudo bem? :smiley:

Essa documentação faz parte de uma iniciativa VTEX para fomentar conhecimento dentro da comunidade! Nesta thread, você conseguirá entender como acompanhar a performance de tráfego externo de um canal de vendas em seu site. Isto pode ser feito por meio da UTM_source.

UTMs (Urchin Tracking Modules) são parâmetros de URL normalmente usados em contextos de marketing para rastrear o tráfego que chega às páginas do site. Você pode, por exemplo, definir que sempre que um usuário chegar à sua loja vindo de um clique num anúncio do Facebook, a URL será montada com o parâmetro utm_source=fb.

Essas UTMs podem ser geradas em seu admin por meio de uma promoção, criando-a ou associando a promoção a uma UTM já existente. Essa associação pode ser feita no tópico 3 de cadastro de uma promo, que determina as condições de validade dela.

Captura de tela 2022-05-13 151027

Contudo, há também a possibilidade de gerar URLs parametrizadas por uma UTM personalizada através do URL Builder do Google Analytics. Após gerar sua URL pela ferramenta, você pode associá-la a um banner externo, ou qualquer outro marketing medium clicável. Ao chegar em seu site por meio desta URL e realizar um pedido, a UTM_source será devidamente registrada no seu painel de vendas, de maneira que seus relatórios consigam ser ainda mais precisos.

A nível de exemplo criei uma URL que tinha como parâmetros utm_source e utm_medium. Minha utm_source definida foi “teste456”, ao gerar um pedido por meio da URL que tinha esta UTM, o canal de venda “teste456” já foi registrado em meu painel de vendas, perceba:

No HELP a seguir, é possível entender um pouco melhor sobre as UTMs e, especificamente, sobre a UTM_source, dá uma olhadinha: O que são utm_source, utm_campaign e utm_medium

Espero ter ajudado, abraços! :hugs:

1 Like