Dúvidas Frequentes: Portal CMS Legado será descontinuado?

Como essa tem sido uma preocupação frequente dos nossos lojistas, essa publicação tem por objetivo esclarecer possíveis dúvidas quanto ao assunto em questão e tranquilizar nossos clientes.

Primeiramente vale ressaltar que hoje não existe nenhuma comunicação da VTEX em nossas fontes oficiais quanto a descontinuação das lojas com front-end desenvolvido em CMS Legado e nem um prazo para que isso ocorra.

Descontinuação de Conectores de pagamento Legado

Conforme comunicado do dia 13 de outubro de 2023, o que está ocorrendo é a descontinuidade dos Conectores legados de pagamentos, caso você tenha dúvidas sobre isso, recomendo a leitura do seguinte tópico:

Cabe ressaltar que a descontinuação dos Conectores de pagamento legado, não significa a descontinuação das lojas que utilizam o seu front-end na versão Portal CMS Legado.

Portal CMS Legado:

O Portal CMS Legado é um sistema de Storefront desenvolvido para simplificar a customização das lojas VTEX, e ele é baseado nas tecnologias HTML, CSS e JavaScript, presentes em todos os websites que usamos no nosso dia a dia. Uma loja VTEX pode funcionar perfeitamente através do Portal CMS Legado, e apesar da plataforma VTEX IO ser a mais atual, o CMS Legado segue sendo assistido e considerado uma tecnologia oficial da VTEX sem quaisquer estimativas de descontinuação.

VTEX IO & Store Framework:

A grande diferença do VTEX IO é que ele utiliza abordagens de desenvolvimento de Front-end mais modernas. O VTEX IO é uma plataforma de desenvolvimento em nuvem que utiliza uma metodologia mais atualizada que o CMS, chamada PWA (Progressive Web App) de desenvolvimento híbrido e unifica todo desenvolvimento da loja VTEX em um Store Framework: uma única aplicação, testada e escalada automaticamente. Isso permite uma maior gama de customizações e em certos casos, um melhor desempenho do website. Mas, ao mesmo tempo, exige um maior conhecimento da equipe de desenvolvedores que ficarão encarregados de criar o tema da loja.

Além disso, devido a limitações tecnológicas, alguns aplicativos e funcionalidades só estão disponíveis para VTEX IO.

Sobre a migração CMS Legado → VTEX IO:

Primeiramente gostaria de ressaltar que essa migração é completamente opcional para os lojistas que assim desejarem.
Entretanto, caso seja do seu interesse realizar essa migração agora ou futuramente, recomendo a leitura de alguns tópicos já existentes aqui na nossa comunidade que serão citados na sessão de “Possíveis Dúvidas”.

Uma documentação muito válida sobre o assunto é a do nosso Help, que fala sobre o CMS e como ele oferece um conjunto de ferramentas que variam conforme a tecnologia que você utiliza em sua loja: Store Framework - Site Editor , Legacy Portal - Layout , ou FastStore - VTEX Headless CMS:

Possíveis Dúvidas:

Gostaria de fazer a migração, mas quais são os custos dessa migração?

Resp.: Nós temos um tópico aqui na community que busca responder essa dúvida comum, e recomendo a leitura: Quanto custa migrar uma loja CMS para IO?

Como funciona a migração CMS Legado → VTEX IO?

Resp.: Nós também temos um tópico completo sobre esse assunto aqui na nossa comunidade: VTEX IO - O que é? | Vantagens e Passo a Passo da Migração

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, sinta-se à vontade para perguntar por aqui! :smiling_face:

Karina Mota
Field Software Engineer | VTEX

3 Likes