Gostaria de disponibilizar cashback em minha loja! A VTEX possibilita isso nativamente?

Olá, pessoal! Tudo bem?

Essa documentação faz parte de uma iniciativa VTEX para fomentar conhecimento dentro da comunidade!

Nesta thread, vocês conseguirão entender sobre como o cashback pode ser implementado em sua loja. É possível implementá-lo nativamente? O módulo de promoções possui algo parecido? Como implementar? Estas são algumas das questões levantadas por nossos clientes sobre este tema e tratarei sobre elas a seguir!

Então, de maneira resumida, infelizmente, não existe uma forma nativa de conceder cashback através da plataforma. Você pode fechar parceria com empresas de pagamento que disponibilizam cashback (Ame, Meliuz) ou através de pontos de fidelidade.

Temos, inclusive, alguns tópicos criados na comunidade sobre este mesmo tema, dá uma olhadinha:

1. Preciso cadastrar promoção de cashback na loja. Existe alguma documentação que explique como fazer isso?

2. Gostaria de saber se na plataforma da VTEX tem disponibilizado o Cashback ou tem algum método para se utilizar?

3. Como fazer pontos de fidelidade em compras na minha loja?

Contudo, nativamente, o que possuímos e que se caracteriza como “próximo” de um cashback, é uma promoção de fidelidade. Ela é ativada dentro do módulo de Promoções e Taxas, em seu admin.

Esta opção funciona como se fosse uma promoção mesmo. É preciso criar uma promoção regular e preencher o seguinte campo:

image

Ele pode ser percentual ou nominal, como mostramos no tutorial abaixo:

image

Tutorial: Como criar uma promoção regular?

Mas como funcionaria? Vou te dar um exemplo de aplicação!

Você cria uma promoção regular com o desconto do tipo “valor fidelidade percentual”, com um desconto de 50%. O cliente compra um produto no valor de R$100,00, então ele ganhará R$50,00 de “cashback” na próxima compra. Dependendo da opção que você escolher na configuração da promoção (Faturado ou Pagamento Aprovado), depois que o pedido chegar neste status no fluxo de gerenciamento de pedidos do admin, ele já terá o desconto quando tentar efetuar a próxima compra. Ele aparecerá ao escolher a forma de pagamento, como se fosse um gift card mesmo!

Obs: nós aconselhamos que seja escolhida a opção “Faturado”, porque desta forma, caso o cliente cancele o pedido antes de chegar em faturado, ele não ganhará o crédito!

Obs2.: Reforço que essa promoção funcionaria como um retorno ao cliente para ser usado na loja numa próxima compra, mas o dinheiro não retornaria para ele como uma Ame possibilita com seu cashback. A promoção seria, portanto, a alternativa que temos como mais próximo sendo nativo à plataforma.

Fez sentido? Espero que sim e que possa ter lhes ajudado, mas em caso de qualquer dúvida manda aí nos comentários que discutimos! Abraços!

4 Likes

Oi Dante, obrigado pela resposta.

Sabe dizer se é possível via API da VTEX com desenvolvimento externo. Pensei por exemplo usar a API Giftcard para a solução externa gerar o cashback pro cliente usar na compra.

1 Like

Boa tarde!
Segue o endereço do Telegram para troca de informações da VTEX.
Português

Sim é possíivel via API da VTEX fazer algo mais legal para o cashback usando o giftcard nativo ou o hub.

Uma duvida @dante.chacon como o cliente recebe esse credito quando fazemos usando a solução nativa da VTEX?
Precisa de alguma personalização?

Ele recebe esse valor em “vale presente”, a personalização teria que fazer se você quisesse mostrar em 100% dos passos a passos de onde está sendo aplicado…
decanter.com.br tem a personalização das páginas mostrando as informações do cashback, se te ajuda…